Páginas

sábado, 28 de janeiro de 2012

Purificando a Criação

O que os heróis fazem, se não aquilo que está fora e acima da capacidade humana?!, porém conheço Alguém que em toda sua totalidade humana, demonstra características dignas de ser considerado um Herói, e quando digo isto não me refiro as manifestações de poderes acima da nossa compreensão, mas de sentimentos participantes, e de uma nobreza sem igual, de alguém que realmente deve ser considerado um Herói.
Vejamos o que diz em Lv 13 45-46:
"Também as vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e a sua cabeça será descoberta, e cobrirá o lábio superior, e clamará: Imundo, imundo.
Todos os dias em que a praga houver nele, será imundo; imundo está, habitará só; a sua habitação será fora do arraial."
Citei estes trechos do cap. 13 com a intenção de destacar apenas dois aspectos desta condição de estar leproso, de acordo com a Lei dada a Moisés. 
1º)" e clamará: Imundo, imundo." Já ter que lidar com o isolamento de seus parentes, amigos, e do convívio entre os seus semelhantes, era tarefa difícil e dolorosa, contudo, ter que avisar a todos os que se aproximavam que estava leproso, ou seja, "fique longe de mim", deveria ser motivo de grande angústia e arrependimento, pois como se entendia que a lepra era um castigo divino devido ao pecado cometido, além da dor física causada pela doença, ainda tinha que aceitar que o que lhe estava ocorrendo era fruto de uma má conduta diante de Deus.
2º) "...imundo está, habitará só". Segundo a lei, o leproso não poderia habitar no arraial, pois poderia contaminar os outros, e como era uma doença caracterizada como reflexo de pecado, e este impedia que Deus habitasse entre o povo de Israel, estando este leproso entre eles, significava que Deus não estaria lá para abençoar o Seu povo, conhecido como povo de Deus. Então além de estar sozinho naquela condição de condenação, pois não havia cura, lidava com a solidão e total afastamento da presença de Deus, que era representada pela arca, esta, estando no tabernáculo, dentro do arraial de onde ele  tinha sido expulso, até que...- é um pássaro?, é um avião?..não...é Jesus quem vem pelo caminho do monte das oliveiras, após ter pregado seu conhecido sermão do monte.
"E aproximou-se dele um leproso(não deveria se aproximar de ninguém) que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele(reconhecendo que ali havia alguém digno de ser adorado,reverenciado) lhe dizia: Se queres,(aceitando a vontade dEle) bem podes (admitindo que nele -Jesus- havia poder para tal feito) limpar-me."Mc 1.40
"E Jesus, movido de grande compaixão(por isso Deus nos deu Jesus..amou de tal maneira), estendeu a mão (tocar não seria perigoso? ele não poderia ficar doente?), e tocou-o(a palavra grega aqui usada, é vista em Mc 10.16 "E, tomando-os nos seus braços", sign. "abraçar"), e disse-lhe: Quero, sê limpo.
Jesus não correu ao encontro daquele leproso, como todos esperam que um herói faça quando alguém está em apuros, Ele veio em busca de todos nós, que estávamos em perigo eminente, correndo o risco de sermos condenados eternamente e nunca desfrutar da maravilhosa presença de Deus na eternidade.
Quando Jesus "abraça", quem tinha sido excluído do meio do povo, e até era considerado pelos mestres da lei judaicos, como um morto, eu vejo um verdadeiro Herói, salvando alguém que ninguém poderia salvar, e de uma maneira que nenhum outro teria coragem e ou até mesmo, vontade de fazê-lo, pois consideravam-no um condenado por Deus, ou seja, indigno de compaixão ou qualquer demonstração de amor.
Não pelo poder de curar,  mas pelo poder de amar aquele homem em tais condições, é que eu digo que Jesus, é o meu Herói.

Referências usadas: Comentário Bíblico Esperança; Mateus, pag. 81
 Que Deus nos conceda a dadiva de um coração arrependido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário